Dicas para vender na internet

Dicas para Vender na Internet

Atualmente, muitas pessoas estão passando pela triste experiência de perderem seus empregos. Muitas dessas pessoas aproveitam o momento para abrir um negócio próprio. Outras, estão empregadas, mas sempre sonharam em ter um negócio seu.

Afinal, empreender, trabalhar por conta própria, ser seu próprio patrão, é o desejo de muita gente. A maioria dessas pessoas encontra na internet a possibilidade de realizar esse sonho.

Dependendo do tipo de negócio, abrir um site de vendas pela internet pode ser rápido e economicamente viável.

Montar um site de vendas na internet é muito fácil. Existem várias empresas que oferecem ferramentas para a criação de um site de comércio eletrônico (ecommerce) de maneira automatizada. Muitas ferramentas são extremamente baratas e algumas são grátis.

Você não precisa ser um programador e nem precisa contratar um para criar a sua loja e cadastrar seus produtos. De forma interativa, você mesmo escolhe as cores das páginas, insere as informações e imagens dos produtos. E, como num passe de mágica, sua loja está pronta!

Claro que você pode querer criar uma loja personalizada e, nesse caso, vai precisar investir um pouco mais de dinheiro e tempo e contratar profissionais especializados. Tudo depende de sua criatividade e dos recursos de que dispõe.

Uma vez que sua loja online esteja pronta, é importante que você saiba que existem muitas maneiras de atrair, relacionar e converter visitantes em clientes.

Estratégias de marketing digital poderão fazer toda a diferença a favor de seu negócio, seja ele novo ou não. Para aprender um pouco sobre isso, sugiro que leia o artigo: Como Vender pela Internet.

Algumas ações simples, porém, podem ajudar muito no sucesso de seu negócio online e podem ser adotadas por você hoje mesmo. Vamos a elas:

Conheça Seus Produtos e Forneça Informações

Ofereça o máximo de informações possíveis sobre seus produtos. Não copie simplesmente as informações fornecidas pelo fabricante. Procure detalhar mais, simplifique a linguagem utilizada. Conhecer a fundo os produtos que você vende é muito importante.

Muitas vezes as informações que vêm na embalagem dos produtos são muito técnicas para o consumidor final. Peça a alguém que não conheça o produto que avalie se as informações são suficientes para esclarecer suas características.

Quando se compra pela internet é fundamental que não existam dúvidas sobre o produto. Se o cliente tiver dúvidas, as chances de comprar são pequenas.

Utilize Fotos e Vídeos

Coloque fotos dos produtos. Dependendo do produto, fotos em vários ângulos são necessárias e a possibilidade de zoom é muito útil.

Se possível, forneça vídeos que não apenas exibam as características dos produtos, como também demonstrem o funcionamento e forneçam instruções de como montá-lo, caso seja necessário. Isso vai aumentar a confiança do consumidor de que ele será capaz de montá-lo e colocá-lo em funcionamento.

Facilite o Contato

Crie canais de comunicação com o seu consumidor. Deixe claro quais são as possibilidades de contato com os atendentes de sua loja.

Disponibilize um formulário de contato. Informe quais são os emails e telefones de contato. Se possível, ofereça um chat online em seu site.

Lembre-se: como a compra é pela internet, o cliente não tem contato direto com você.

Assim, esses canais são muito importantes para conquistar a confiança do consumidor.

Responda Rápido

Não adianta nada oferecer canais de comunicação se as dúvidas não forem resolvidas rapidamente.

Uma das coisas que mais aborrecem o cliente é não ter suas questões respondidas. Deixar o cliente esperando passa uma impressão ruim e demonstra falta de profissionalismo.

Tenha uma ou mais pessoas que acompanhem e respondam os emails prontamente. Resolva as dúvidas por telefone ou chat também de forma rápida e objetiva.

Lembre-se: um único clique pode levar o seu cliente para o concorrente.

Com essas ações simples você vai melhorar o atendimento ao consumidor e aumentar suas chances de venda.

E se você quiser levar seu negócio para um nível muito mais elevado, considere contratar uma consultoria em marketing digital.

Até o próximo artigo.

Siga-me

Armando Campos Filho

Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Vendas Online, minha missão é ajudar as empresas a vender pela internet.
Siga-me
About The Author

Armando Campos Filho

Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Vendas Online, minha missão é ajudar as empresas a vender pela internet.