Dicas para vender mais

4 Dicas Para Vender Mais com o Marketing de Conteúdo

Uma quantidade considerável de pessoas está, nesse momento, procurando uma forma de aumentar suas vendas de produtos ou serviços.

Independentemente do tipo de negócio, seja uma loja física ou online, uma empresa prestadora de serviços ou ainda um profissional liberal, essas pessoas estão sempre buscando novos conhecimentos que permitam ampliar a sua base de clientes.

Com o aumento do número de usuários da internet e as facilidades de pesquisas de preços na rede mundial, a concorrência está cada vez mais acirrada.

Para conseguir um crescimento consistente no mundo empresarial de hoje, é importante conhecer e colocar em prática as modernas estratégias do marketing digital. E uma das estratégias mais importantes e que podem trazer grandes resultados para o seu negócio é o Marketing de Conteúdo.

A Importância do Conteúdo

Basicamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia de atração, engajamento e fidelização de clientes através do fornecimento de conteúdo útil para o seu público-alvo.

Por conteúdo útil, quero dizer conteúdo que seja relevante para o seu público, que os ajude a tirar dúvidas e resolver problemas que estejam relacionados aos produtos ou serviços oferecidos por você ou sua empresa.

Suponha que você fosse proprietário de um Pet Shop. Sua estratégia seria a de oferecer conteúdos relacionados a esse nicho. Dicas de alimentação para gatos, cuidados na hora do banho dos bichinhos e calendários de vacinas seriam conteúdos úteis para seu público-alvo.

Ajudando seus clientes em potencial a tirar dúvidas e resolver problemas, você ganha o status de autoridade na sua área de atuação.

E quando essas pessoas estiverem prontas para comprar, elas se lembrarão de você e de sua empresa, pode ter certeza disso. Afinal, é muito melhor para elas comprarem de alguém que já as ajudou e mostrou que entende do assunto.

Para que sua estratégia de conteúdo seja bem-sucedida, porém, é importante que você siga as seguintes dicas para vender mais.

1 – Defina bem o seu Público

Antes de começar a produzir conteúdo aleatoriamente, é importantíssimo definir muito bem quem é o seu consumidor alvo. No marketing de conteúdo essa pessoa é chamada de persona. A persona é o seu cliente típico, com características muito bem definidas como faixa etária, sexo, renda e região. Quanto mais específica for a persona, melhor.

Você deve mapear muito bem as necessidades de sua persona, saber quais são os seus problemas e desejos. Para isso, converse com seu cliente e faça pesquisas de mercado. E não se esqueça de documentar tudo, deixar tudo registrado.

Isso vai poupar o seu tempo na produção de conteúdo e permitirá que você crie e entregue conteúdos que sejam realmente relevantes.

2 – Crie um Blog

Para que seu público tenha acesso ao seu conteúdo, você precisa publicá-lo em algum lugar.

O blog será o local central do seu conteúdo. Para implementá-lo, existem diversas ferramentas gratuitas.

E tão importante quanto a própria relevância do seu conteúdo é a otimização SEO (Search Engine Optimization) do seu blog.

A otimização SEO é necessária para que os mecanismos de busca, como o Google, exibam o seu blog quando o usuário fizer uma pesquisa na internet.

Um blog bem configurado para SEO receberá mais visitantes interessados em seu produtos e serviços, aumentando suas chances de venda.

3 – Esteja Presente nas Redes Sociais

As redes sociais são importantes para divulgar o conteúdo do seu blog, alcançando mais pessoas e criando um relacionamento maior com o seu público-alvo.

Mas você não precisa estar em todas as redes sociais. Escolha aquelas onde está o seu público-alvo.

A definição de persona descrita na dica 1 o ajudará a escolher as melhores redes sociais e os formatos de conteúdo (textos, imagens, vídeos) mais adequados para o seu caso.

Interaja com seu público. Incentive o diálogo e responda todas as suas dúvidas.

4 – Crie uma Lista de E-mails

Há quem diga que o e-mail marketing não funciona. Isso é um grande engano.

Não se deve confundir e-mail marketing com spam. O spam é a prática abusiva de enviar e-mails não solicitados, com ofertas que não interessam às pessoas e em quantidade exagerada.

Já o e-mail marketing é o envio de mensagens periódicas para pessoas que se inscreveram em uma lista, com o objetivo de se manterem informadas sobre um determinado assunto.

É importante que você construa uma lista de e-mails. Para isso, ofereça algum conteúdo como um ebook ou um mini-treinamento, que ofereça solução para algum problema específico de seu público. Em troca, a pessoa deverá informar seu endereço de e-mail.

A lista permitirá que você se relacione com pessoas que estão interessadas em produtos e serviços que você oferece.

Nem todas as pessoas estão pensando em comprar alguma coisa nesse momento. Uma dica muito importante é que você envie conteúdos que ajudem as pessoas a tirar dúvidas e resolver problemas.

Não faça ofertas ou fale de seus produtos inicialmente. Apenas após enviar vários e-mails de conteúdo é que a pessoa poderá estar pronta para a compra.

Esse progresso de sua persona em várias etapas é chamado funil de vendas. Apenas na etapa final do funil, quando a pessoa estiver convencida da necessidade da compra, é que você deve oferecer seus produtos ou serviços.

Agindo assim, há grandes chances que seus e-mails resultem em vendas para sua empresa.

Bem, chegamos ao final. Esteja certo que ao implementar essas dicas você terá ótimos resultados. Desejo muito sucesso em sua jornada empresarial.

Aproveite para deixar seu comentário no espaço abaixo. Terei o maior prazer em responder.

E se você precisar de ajuda, estou à disposição para o que for necessário.

Se você se interessar pelo serviço de consultoria em marketing digital, com foco em resultados, recomendo a leitura do artigo onde falo um pouco mais sobre esse assunto.

Até o próximo artigo.

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Armando Campos Filho

Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Vendas Online, minha missão é ajudar as empresas a vender pela internet.
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