Dicas para aumentar as vendas com blog

5 Dicas para Aumentar as Vendas de sua Empresa com um Blog

Vou apresentar aqui 5 ótimas dicas para aumentar as vendas através de um blog.

Como assim? Como um simples blog pode aumentar as vendas de minha empresa? Você pode estar se perguntando isso agora.

Para quem ainda não utilizou nenhum estratégia de marketing digital em sua jornada como empreendedor, isso pode ser uma novidade ainda.

Mas para aqueles empresários que já estão trabalhando para incrementar a presença online de seus negócios, utilizar o blog como propulsor de vendas é lugar comum.

Isso porque o blog é criador de autoridade, relacionamento, confiança e reciprocidade. E, muito importante, o blog vai ajudar na construção de uma lista de leads que, futuramente, poderão se tornar clientes.

A publicação sistemática de artigos, resolvendo as dúvidas do seu público e dando sugestões de uso de produtos transforma você em uma autoridade dentro da sua área de atuação.

O blog vai ajudar você a ganhar a confiança do consumidor, pois o seu status de autoridade gerará mais confiança em você e sua empresa.

E quando aquela pessoa estiver no momento de comprar um produto ou serviço, existe uma grande chance de ser o escolhido, pois você já a ajudou no passado: isso se chama reciprocidade.

Agora que você já sabe a importância de sua empresa ter um blog, vou descrever as 5 dicas para potencializar os benefícios do blog em seu negócio e aumentar suas vendas.

1 – Defina seu Público e Seus Objetivos

Antes de começar, é muito importante conhecer quem é o seu público-alvo e quais objetivos você pretende atingir com o seu blog.

Pense no cliente típico de seus produtos e serviços. Qual a faixa etária, onde moram, qual a faixa de renda? Quais são seus principais problemas e dificuldades que sua empresa pode resolver?

Além disso, quais são seus objetivos com o blog? Você pretende aumentar suas vendas diretamente pela internet? Reforçar a marca de sua empresa? Aumentar os pedidos de orçamento e vender offline? Construir lista de e-mails?

A resposta a essas e outras perguntas vão ajudar na definição da linha editorial dos artigos que serão publicados no blog.

Para ajudar a definir a sua persona ideal, utilize a ferramenta Gerador de Personas.

2 – Escreva Artigos Relevantes

Uma vez que seu público-alvo esteja bem definido, é hora de começar a produzir conteúdos.

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo vai atrair pessoas para o seu blog e ajudar no aumento das vendas.

Escreva artigos que resolvam problemas, solucionem dúvidas de seu público e estejam relacionados aos produtos que você vende.

Se você possui uma loja de cosméticos, por exemplo, crie artigos que falem dos benefícios de seus produtos para a pele, dê dicas de uso de maquiagem de acordo com a cor da pele e horário do evento, enfim, mostre que você entende do assunto.

Publique novos artigos com uma frequência regular, 1 ou 2 por semana, por exemplo. Essa frequência de publicação é importante para que as pessoas voltem ao seu blog regularmente.

Caso seu tempo seja curto e você não tenha pessoas em sua equipe que possam escrever, contrate um profissional ou empresa especializada em produção de conteúdo. É fácil encontrar na internet.

3 – Faça a Otimização para SEO

SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização de sites para que esses sejam encontrados pelos mecanismos de busca como o Google, Bing e outros.

Se o conteúdo de seu blog não for otimizado, dificilmente as pessoas chegarão ao seu blog ou site.

Escolha palavras-chaves que têm relação com seu negócio. Voltando ao exemplo da loja de cosméticos, em um artigo que fale sobre maquiagem para mulheres na faixa dos 30 e poucos anos, a palavra-chave poderia ser “dicas de maquiagem para mulheres entre 30 e 40 anos”.

Ao fazer essa pesquisa, sua página poderá aparecer entre as primeiras colocadas e receber muitos cliques.

Pelo fato de SEO ser uma área mais técnica, caso você não tenha condições de fazer essa otimização sozinho, sugiro a leitura desse artigo: Como uma Consultoria SEO Pode Aumentar As Visitas ao Seu Site.

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4 – Crie Lista de E-mails

Com uma lista de e-mails, você terá um canal direto de comunicação com seu público.

Através dela, relacionamentos duradouros pode ser criados, gerando mais vendas no futuro e fortalecimento de sua marca.

As estratégias de e-mail marketing são muito poderosas e efetivas, além de permitirem um alto grau de automação e análise dos resultados.

Assim, aproveite a audiência de seu blog e invista na formação de listas. Disponibilize um pequeno formulário para o visitante se inscrever para receber novidades em seu e-mail.

Como exemplo, veja o formulário que ofereço para se inscrever em minha lista.

Não se preocupe: assim como você, eu também não gosto de spam. Suas informações estarão seguras.

Integre esse formulário com uma ferramenta de e-mail marketing. Existem muitas ferramentas de baixo custo no mercado, inclusive com opções gratuitas.

Ofereça também publicações mais completas como um e-book, por exemplo, escrito estrategicamente de forma a segmentar o seu mercado.

Envie conteúdo periodicamente para seus assinantes, variando entre conteúdo útil e ofertas. Use sua criatividade e transforme essas pessoas em clientes fieis.

5 – Direcione a Ação

É importante que seus conteúdos direcionem seus leitores para o próximo passo.

Ao final de seus artigos, crie chamadas para a próxima ação que você espera que eles façam.

Se você escreveu um artigo falando sobre a solução de um problema que um produto seu pode resolver, você poderia oferecer o produto e colocar um link para a página do produto.

Se a intenção é que eles se inscrevam em sua lista após a leitura do artigo, ofereça o formulário de inscrição logo em seguida.

Veja como isso pode ser feito usando o meu blog como exemplo.

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Siga essas dicas e você experimentará um aumento significativo na audiência de seu site e nas vendas de sua empresa.

Aproveite para comentar abaixo o que achou do artigo.

Até o próximo artigo.

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Armando Campos Filho

Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Vendas Online, minha missão é ajudar as empresas a vender pela internet.
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